Home /
Notícias / Rock e Música Eletrônica – Presente na mesma batida

Rock e Música Eletrônica – Presente na mesma batida

Estilos diferentes na mesma batida! Mistura que nunca sai do ritmo nem da moda.

Na primeira postagem aqui da página, vou precisar voltar um pouco no tempo e lembrar de uma época em que testemunhei duas forças musicais, dois estilos até então distintos, com públicos e tribos diferentes que se uniram para inovar. Os estilos? Rock e Música Eletrônica. 

Embora já se notassem elementos de um estilo em outro, foi no álbum da trilha sonora do filme Spawn, anos 90, que pude presenciar a junção de nomes gigantes da música eletrônica e do rock criando versões novas e incrivelmente modernas de suas músicas, como por exemplo: Orbital e Kirk Hammet do Metallica, The Prodigy e Tom Morello do Rage Against The Machine, The Crystal Method e Filter, entre outros nomes. 

(Capa de Spawn Soundtrack – Coletânea que reuniu estrelas do Rock e da Música Eletrônica)

Daí em diante a moda pegou e vários crossovers foram criados, seguindo essa temática, a exemplo da trilha do filme Blade 2 que uniu grandes nomes do Rap e da Música Eletrônica.

Capa de Blade II Soundtrack – Trilha que reuniu grandes nomes do Rap e da Música Eletrônica

Aí você pode até pensar que esse tempo bom ficou lá nos anos 90, né? A boa notícia é que não. O rock e a música eletrônica seguem de mãos dadas e até hoje nos presenteia com junções incríveis e não se limitando a trilha de filmes.

O Iggy Pop é um exemplo de parceiro rockstar vip, participando de faixas como Death In Vegas e Westbam e lançou também um majestoso EP com os ingleses do Underworld chamado de Teatime Dub Encounters, além de estar recentemente em uma faixa do novo álbum do The Crystal Method – The Trip out.

Iggy Pop e o Duo Underworld juntos no EP Teatime Dub Encounters

The Crystal Method, Hyper & Iggy Pop – Post Punk (Official Video) [Ultra Music]

Outros grandes nomes como Nick Cave e o saudoso Mark Lanegan participaram de álbuns primorosos de bandas como Unkle e Bomb The Bass, por exemplo.

Nick Cave e o Grupo de Rock Eletrônico Unkle e ao lado o Single Black River do Bomb The Bass com vocal do Mark Lanegan do Screaming Trees

Bomb The Bass feat. Mark Lanegan – Black River (Gui Boratto…)

Nem preciso mencionar, The Prodigy e The Chemical Brothers que também integram esse time de crossovers com estrelas do rock.

The Prodigy e Jason Williamson do Sleaford Mods

Todos esses exemplos que citei são somente para dividir minhas expectativas com dois lançamentos que estão previstos para o fim de 2022 e inícios de 2023.

Estou falando do novo álbum do Leftfield Full Way Round, cuja faixa título conta com o vocal de Grian Chatter do Fontaines DC. Uma das melhores e mais inovadoras bandas em atividade no momento com 3 excelentes discos lançados, entre eles o Skinty Fia, lançado esse ano e que pra mim, está no top 3 de melhores discos do ano. 

Capa do novo álbum do Leftfield e a Capa de Skinty Fia, álbum do Fontaines DC

Grupo Irlandês Fontaines DC

Leftfield feat Grian Chatten – Full Way Round [Edit]

O outro lançamento é o novo álbum do Orbital – Opitcal Delusion, duo veterano e icônico da música eletrônica que, após ter feito um remix sensacional para a faixa I Don´t Rate You do consagrado duo Sleaford Mods, terá uma faixa que sinceramente figura entre uma das melhores faixas que ouvi esse ano, com a participação de Jason Williamson, vocal do Sleaford Mods. Nome da faixa? Dirty Rat 

Capa de Optical Delusion, novo álbum do Orbital previsto para Fevereiro de 2023

Jason Williamson no video de Dirty Rat, novo single do Orbital 

I Don’t Rate You (Orbital Remix) – Sleaford Mods

Orbital & Sleaford Mods – Dirty Rat (Official Video)

Ouçam quantas vezes puder e celebre a união, sobretudo da boa música. Vale cada minuto de vida. 

Mais recentes...